Derrapada ambiental em Osório

A alardeada preservação ambiental de Osório sofreu duro baque com a divulgação pela Fepam de laudo que inclui a Lagoa do Peixoto como poluída e imprópria para banho. Políticas municipais são ligadas ao meio ambiente, envolvendo a construção de estruturas nas lagoas. Com a Lagoa do Peixoto assinalada negativamente, fica a impressão de um descontrole da administração municipal que ainda tem como promessa, inclusive, a construção de marinas públicas.
O planejamento da administração municipal dá mostras de ter cometido mais um erro grave, querendo implantar infraestrutura sem cuidar do meio ambiente, ao mesmo tempo em que faz investimentos em saneamento e estação de tratamento, o que é uma contradição.
Há um descompasso que merece um estudo muito atento por parte do prefeito Romildo Bolzan Júnior e seus principais secretários e assessores. O que se quer é a preservação da Lagoa do Peixoto antes que ela acabe como a Lagoa do Marcelino, esta já terrivelmente comprometida.
Ter o teleférico com as lagoas poluídas é inconcebível, assim como o hotel que poderá hospedar praticantes de esportes náuticos. O ano de 2011 chega ao fim com um grito de alerta para a administração municipal, afinal o meio ambiente ainda é o maior cartão postal de Osório e região.

Anúncios

  1. Gabriela Pacheco

    Gastão,

    A despoluição da lagoa do Marcelino se dará no momento em que a ETE entrar em funcionamento e ainda assim, levará muitos anos. A questão principal é o saneamento básico e isso está sendo concretizado. A última informação vinda da Corsan é que a estação entraria em testes agora em dezembro para funcionar pra valer em março. Talvez, com esta situação na Lagoa do Peixoto, a Corsan inicie logo as operações. A reunião desta segunda na Fepam deverá abordar isso. E, por fim, concluindo, a questão ambiental tem que vir de todos os lados, não só dos gestores públicos. Toda a população deve realizar a sua parte não jogando óleo usado de cozinha no ralo, participar da coleta seletiva para que o aterro seja somente orgânico, não desperdiçar água, enfim, temos que nos conscientizar também.

    Curtir

  2. Amilton Molina Agostta Molina

    A poluição da Lagoa do Peixoto é culpa da atual administração? Claro que não. O planejamento da administração do PDT foi coerente, isto é, começou o tratamento do esgoto e outras obras visando salvar definitivamente a Lagoa do Marcelino e assim evitar que a poluição continue a avançar, portanto o comentário está um pouco fora da realidade ou tem outro objetivo que não o de falar da poluição que vem ocorrendo a 154 anos. Abraços.

    Curtir

  3. Jorge Teixeira

    Caríssimo Gastão: as lagoas funcionam à semelhança de vasos comunicantes. Se uma está poluída, forçosamente as outras logo tbém. o estarão. A repercussão não é positiva pª o município, comprometendo sobremaneira a imagem da administração ambiental.

    Curtir

  4. Eu sou osório e amo a minha terra

    Tem sim outro objetivo, mas com certeza não é o de bancar o advogado de plantão, a lagoa está poluída há 154 anos??? Critico sim a atual administração seja ela qual for, pois sabemos muito bem que é a unica opção de balneário para boa parte dos eleitores pobres,estudei sobre isso,não faço criticas em vão, embora esteja sendo feita alguma coisa, os dados provam que não é o suficiente,principalmente pra quem não traz empresas poluentes e quer investir em turismo, isso não é um bom cartão postal.Além dos constantes surtos de diarréia.Não pretendo macular a imagem tão pura da atual administração, mas sim defender o interesse da maioria,o que não é o caso de alguns,esta na hora de parar de olhar pro próprio umbigo , e parar de distorcer as críticas e assumi-las como reais e constantes (para os neuróticos tudo tem uma conotação política)só se defende quem tem culpa, quem não tem, concorda e tenta ajudar.
    A LAGOA ESTÁ POLUÍDA SIM E NÃO É DE AGORA TODO MUNDO SABE,EMBORA NÃO SEJAMOS TODOS PROFESSORES OU ADVOGADOS, NÃO SOMOS IGNORANTES!
    JÁ NÃO INTERESSA DE QUEM É A CULPA, E SIM AS MELHORES SOLUÇÕES A CURTO PRAZO PRA AJUDAR.
    Me desculpem os ofendidos, mas no momento quem tem a verba e o poder de fazer alguma coisa é a atual administração, ou a anterior( Quem era mesmo o prefeito?)Ou antes dele quem era mesmo??….
    E não é só as Lagoas, dizem que tem um projeto para lotear a subida do Morro,e que até já estão fazendo desmatamentos em algumas áreas que deveriam ser de proteção ambiental,mas isto também deve ser “intriga da oposição” !
    A LAGOA É LINDA MAS ACREDITO QUE AS PESSOAS QUE NÃO TEM ACESSO Á MÍDIA DEVERIAM SER INFORMADAS PELAS AUTORIDADES SOBRE O LAUDO PRA QUE NÃO OCORRAM OUTRAS CONTAMINAÇÕES (FEBRES, DIARRÉIAS,ETC)NAS CRIANÇAS QUE A FREQÜENTAM,senão vai ter mais intriga da oposição!!
    Obrigada Gastão continua mostrando a verdade!

    Curtir

  5. Eu sou osório e amo a minha terra

    INTERDIÇÃO DAS LAGOA POLUÍDAS PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS E ADULTOS DE BAIXA IMUNIDADE JÁ!

    SOLUÇÕES PARA DESPOLUIÇÃO (AGUARDO RESPALDO DOS AMBIENTALISTAS)

    INDEPENDENTE DA OPINIÃO DOS ADORADORES DE UMBIGO!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s