Status social e política

Quem escolhe amigos pelo dinheiro ou posição social? Quem faz amizade por interesse econômico? Muita gente por este Brasil afora. Na verdade, o alpinismo social e a obsessão por status são marcas indeléveis da sociedade brasileira. Tal característica é bem visível na nossa política, terreno fértil para o oportunismo e desvios de caráter, mascarados por arranjos voltados a impulsionar as carreiras de “celebridades”. Naveguemos então por este episódio lamentável envolvendo o deputado estadual Jardel.
Desde que este sujeito tomou posse como parlamentar mostrou-se estar completamente despreparado para as incumbências legislativas. Agora uma operação policial descobriu várias irregularidades emanadas de seu gabinete.
Jardel foi eleito por ter sido um goleador que fez história no Grêmio, onde conquistou títulos importantes. Milhares de eleitores foram seduzidos pelo discurso do ex-jogador travestido de político, catapultado por figuras importantes como o deputado Danrlei e o vice-governador José Paulo Cairoli.
Eleitorado e classe política fazem um jogo de encenações, aprovações e busca de barganhas. O voto é direcionado para os populares, estes representando sucesso no mundo esportivo e profissional.
Claro que nem tudo que reluz é ouro. No meio deste cínico jogo de representatividade partidária e política, bons e maus vão para os parlamentos e governos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s