Resgate histórico: Memorial das Águas é inaugurado em Osório

História das ÁguasFoi realizada na noite do dia 7 a abertura oficial da exposição permanente “Memorial das Águas” – Navegação Lacustre, no Prédio Institucional da Lagoa do Marcelino.
Mais de 20 fotos retratam um dos episódios mais importantes do município de Osório, mantido até então somente em livros.
A ocasião foi marcada pela emoção e o resgate de uma história que valoriza o esforço e a importância da navegação lacustre no desenvolvimento da cidade.

Anúncios

  1. Giloberto

    O memorial das águas está na lagoa mais desrespeitada de Osório! Está no local onde despejam o esgoto da maior parte do centro de Osório, sem nenhum tipo de tratamento prévio! Está no local onde construíram um prédio “institucional” na área de preservação permanente, vulgo APP, sem licença ambiental, mas que tiveram a cara de pau de apresentar uma licença fajuta e que tinha por função apenas autorizar um trapiche! Está na lagoa mais poluída do município!
    Parabéns aos governantes que priorizam fazer propaganda ambiental, sem nenhuma espécie de cuidado com o meio ambiente..
    É nesse local que o mais importante é fingir que se faz, é fingir que se protege o meio ambiente. É gastar numa campanha publicitária que não resolve nada e que pelo contrário, é irregular, mente e atua contra a o meio ambiente, contra a qualidade ambiental e a contra segurança da saúde da população.
    É só isso que tenho pra falar. Apurem os fatos, busquem a verdade!

    Curtir

  2. Joshua Moraes

    la vem mais criticas… em 20 anos nunca fizeram isso dai quando fazem por que não e perfeito sempre vai ter alguém reclamando mais so digo uma coisa aos que reclamam continuem pois não vai mudar o fato da cidade estar evoluindo e hoje contanto com uma estrutura exemplo tal qual é a lagoa do marcelino em comparação ao que era 10 anos atrás.

    Curtir

  3. Gilberto

    Concordo com o Joshua Moraes, não vai mudar! o desrespeito com o meio ambiente é algo jamais visto… se a justiça não tomar a frente e começar a punir, não se resolverá nada, os interesses particulares continuarão a ganhar dos interesses coletivos, e o meio ambiente sadio e de qualidade é interesse coletivo primordial!
    E descordo com o Joshua quanto ao resto! não é a questão do perfeito e sim o problema de colocar “flores em cima da sujeira”, fica lindo, mas continua sujeira, continua fedendo, continua poluindo. Então priorizem limpar, após plantem as flores. Flores são uma bela propaganda visual, mas não resolve o problema – Evoluir é resolver as questões de risco, e não forçar propagandas enganosas.
    A população em quantidade jamais vista banaliza a causa ambiental! Eu tenho por ditado, que os problemas que acometem a população, por problemas de poluição ambiental, são reclamados ao sobrenatural. Pessoas morrem de doenças sanitárias e culpam o que é divino, o que é espiritual!
    Então nada nesse mundo vai fazer com que eu, ou qualquer pessoa que entenda de meio ambiente e de sanidade ambiental, aceitar que um prédio em área de APP, supere a necessidade de tratamento da água, que supere o assoreamento da lagoa causado pela alta carga de sólidos despejada, que supere a qualidade e a segurança do corpo hídrico e das pessoas que usam o mesmo (pescadores, banhistas, usuários de água potável, crianças, idosos e adultos). Reafirmo nada é mais importante que isso, portanto é necessário uma política de governo estruturada e com metas para resolver esse problema.
    Novos edifícios, condomínios e loteamentos sem tratamento de efluente qualificado e eficaz não devem ser aceitos… antes resolvam o problema do tratamento de efluentes coletivo ou cobrem soluções individuais eficazes. Abrir conexões das residências para a rede pluvial, não resolve o problema do tratamento, apenas viabiliza o escoamento da carga poluente para as lagoas e corpos hídricos em geral.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s