MP de Osório considerou eleição tranquila na região

Promotor Balaguez

Promotor Balaguez

Hoje entrevistei o promotor eleitoral Luis Cesar Balaguez em seu gabinete, no Ministério Público de Osório, a respeito da eleição municipal. “Do ponto de vista judicial foi relativamente tranquila”, avalia. Segundo ele, o maior volume de trabalho se deu em razão dos registros de candidaturas, tendo resultado em oito ações de impugnação de registro, a maioria por falhas na documentação referente a domicílio ou filiação partidária. O caso que mais repercutiu foi o de Enedir Rech (PDT), candidato a vice-prefeito de Maquiné, tendo sido substituído pela médica Klava Streliaev. Na eleição municipal passada em Osório, Maquiné, Itati e Terra de Areia não houve nenhuma impugnação de candidatura.
POUCOS INCIDENTES
“Terra de Areia deu bastante trabalho em razão das representações relacionadas a denúncias de propaganda irregular. Houve apreensão de arma de fogo na antevéspera da eleição em Osório. No dia da eleição houve alguns incidentes, mas nada de mais grave”.
MENOS RECURSOS
“Foi uma eleição tranquila em razão do curto período e escassez de recursos devido à proibição de doações de pessoas jurídicas. Os gastos com campanha ficaram bastante reduzidos, em cerca de 80%, pelo menos oficialmente”.
FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA
“Já há movimento de lideranças partidárias visando o retorno da possibilidade de empresas financiarem campanhas políticas. Hoje existe uma fiscalização mais efetiva e cruzamento de informações da Receita Federal com Justiça Eleitoral, o que vai gerar muito trabalho dos candidatos na prestação de contas. Isto não existia na eleição passada”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s