Litoral Norte e Vale dos Sinos: a diferença de foco

elefanteCerta vez perguntei a um alto dirigente da Facos, em Osório, a respeito da possibilidade de instalação de cursos de engenharia na instituição. Ele me afirmou que não havia interesse nisto, em razão dos custos e questões de logística. Agora o foco é instalar o curso de Medicina na Facos, um rompante de originalidade, afinal existem poucos cursos desta natureza no Brasil e profissionais menos ainda. Hummmm!!!
Enquanto as instituições do Litoral Norte seguem esta toada, bem perto de nós duas deslancham: a Feevale e a Unisinos. Um estudo, concluído em 2015 e realizado por uma aluna da Unisinos, busca analisar as estratégias de uso do solo para atração de empresas inovadoras na Região do Vale do Rio dos Sinos, onde foram implantados os parques tecnológicos Tecnosinos, em São Leopoldo, e Feevale Techpark, que inclui as unidades Valetec, em Campo Bom e Hamburgtec, em Novo Hamburgo.
Vejam que a comunidade acadêmica do Vale dos Sinos interage com o processo de desenvolvimento econômico, enquanto que o Litoral Norte segue apostando na mesma rotina. Na parte de Medicina o Hospital de Osório não conta sequer com um leito de UTI, o que afasta a possibilidade de implantação de um completo hospital-escola. Esta ação poderia trazer investimentos alemães, já que no ano passado o governador Sartori esteve na Europa prospectando inovações para a economia gaúcha. Uma das empresas visitadas foi a Siemens, uma potência na produção de equipamentos hospitalares. O dedo destes investidores já apontou para o Vale dos Sinos, pois lá estão a Feevale, a Unisinos e outras instituições prontas a darem suporte aos empreendimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s