Prefeituras têm papel no desenvolvimento turístico

visaoVemos muitos prefeitos do Litoral Norte preocupados com a questão financeira, partindo então para uma remodelação da sua gestão, reduzindo o número de cargos e de secretarias. Medidas que têm justificativa, ressalte-se. No entanto, a funcionalidade da administração, com atuação em diversos setores, precisa também ser repensada.
Osório possui um programa de desenvolvimento turístico? Esta pergunta vale também para as outras prefeituras. Vemos com preocupação a manutenção de um mesmo modelo de desenvolvimento, com o setor de turismo recebendo, em muitos casos, cerca de 2% do orçamento municipal. Evidente que a evolução é mínima, não se fazendo aquele salto rumo ao século 21, prevalecendo a velha mentalidade dos anos 80 e 90, girando em torno da espera de investidores. Ora, o setor público é que deve ser o primeiro a incentivar, mas sua atitude é fraca demais.
Amanhã e quarta-feira o Litoral esvazia, deixando bem na foto muitos empresários, mas há pontos que ainda não foram enfocados pelas prefeituras, empresários e comunidades. O cenário econômico não facilita, dada a retração dos investimentos verificada desde o ano passado, mas é preciso ter foco no fortalecimento do comércio, serviços e infraestrutura.
O turismo pode ser nacional e internacional, não apenas baseado no público gaúcho. Esta é a grande jogada que muitos não percebem. A internet é uma grande divulgadora, o que uma turismóloga certa vez disse numa palestra em Osório. Seu relato técnico é ignorado até hoje. Uma mentalidade pequena torna as coisas simplesmente pequenas. Pensar grande, olhar o mundo que hoje vemos na pequena tela de um telefone. É muito difícil isto?

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s