Stela Farias: “Governo Sartori teve surto de democracia?”

Dep. Stela Farias

A líder da bancada no PT na Assembleia Legislativa, deputada Stela Farias, contesta a versão passada pelo seu colega Gabriel Souza (PMDB), líder do Governo Sartori. Stela critica duramente os movimentos do Governo no sentido de venda ou federalização de estatais, caso da CEEE, Sulgás e CRM.

1)Estes movimentos do Governo do Estado apontam uma solução para este impasse?
É incompetência ou má-fé um governo ficar sete meses tentando acabar com o plebiscito e quando constata que não tem votos suficientes, resolver jogar a responsabilidade para cima da oposição, que é minoria, na Assembleia. Agora o Governo Sartori teve um surto de democracia?

2)Como o PT encara o plebiscito?
Nós do PT, sempre fomos a favor de toda e qualquer consulta popular, seja ela pelo voto direto ou por plebiscito. Fomos nós que criamos o orçamento participativo, exemplo até hoje para o mundo todo há mais de 30 anos. Fomos nós que criamos o Conselhão em Brasília e aqui no RS, com a participação de todos os setores da sociedade.

3)O Governo Sartori chegou a propor emenda à Constituição do RS?
Então dizer que nós não queremos o plebiscito, não é apenas faltar com a verdade, é também fazer um jogo de cena para enganar a população sobre a realidade de que foi o governo Sartori que enviou à Assembleia um projeto de emenda para mudar a Constituição do RS, propondo o fim do plebiscito para privatizar estatais.

4)Em termos de custo o que representa a realização do plebiscito?
Se houvesse alguma forma de realizar o plebiscito esse ano, dentro da lei, o custo seria de R$ 21 milhões. Recurso esse que poderia ser investido, por exemplo, para contratar 550 novos policiais militares, pagando salários em dia durante um ano ou para adquirir 350 viaturas para a Brigada Militar.

5)Qual a posição do PT em relação ao plebiscito?
Defendemos que a Constituição estadual seja cumprida à risca e que o plebiscito seja feito, mas dentro das regras legais, ou seja, junto com eleições gerais para não gerar mais custos ao Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s