PSDB e PT sofrem baque eleitoral

Agora de manhã dedilho o teclado do meu computador para analisar uma parte importante da política nacional: a crise do modelo PT x PSDB. Na confusão de siglas, discursos dúbios e alianças contraditórias, a rivalidade entre o PSDB e o PT assumiu grande relevância, sendo indicadora de candidaturas e composições regionais e nacionais.
Hoje o resultado das urnas mostra o seu descenso, pois o eleitorado primeiro apostou em renovação, mandou para casa velhas raposas e não caiu na lábia do PT e seus aliados, apesar do injusto impeachment da presidente Dilma Rousseff e da ação tendenciosa de parte do Judiciário e da elite do serviço público.
Na verdade o programa do PT é carregado de ideologia social-democrata, pois representa o Estado de Bem-Estar Social servindo bastante às classes trabalhadoras. Lá no programa do PSDB também vemos as mesmas diretrizes, sendo apenas mais comedido em questões agrárias e relacionadas à indústria e comércio.
Por conseguinte, os dois partidos são a raiz do mesmo problema. O erro do PSDB foi ter governos fracos na parte social, pois aliou-se em demasia ao capital financeiro e fez duvidosas privatizações. O espaço ficou para o PT, ocorrendo as eleições de Lula e Dilma.
O Brasil que ora surge tem a demonstração inequívoca da passionalidade e imediatismo de grande parte do seu eleitorado. Apesar disto, destaco os pontos positivos deste processo, pois surgem novas lideranças e o debate político tende a ser renovado.
Não faço terra arrasada disto, mesmo porque sou um otimista nato e acredito piamente na força da democracia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.