GASTÃO MURI

Neste espaço inserimos notícias, artigos e comentários sobre diversos aspectos da sociedade gaúcha e das cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Sou formado em Jornalismo (PUC) e História (Facos) e faço da escrita um exercício para o fortalecimento da cidadania e dos laços culturais da região, pois precisamos trazer bons exemplos de gestão e, principalmente, ideias que renovem e melhorem a vida destas cidades.

Anúncios

  1. Heloisa Nogueira

    Amigo Gastão!

    Estou feliz em ver essa tua iniciativa! Desculpe-me porém não sabia que estava escrevendo.
    Sempre que puder, estarei por aqui, para palpitar..hehe
    Precisamos de mais “Gastões”, debatendo, confrontando, colocando a “boca no trombone”…acredito que assim, no tranco, o país pode ter a esperança de dias melhores.

    Grande abraço!

    Curtir

  2. Elisa Scur

    Olá, Gastão!

    Achei de muito interessante teu blog. Bastante maduro, com “conteúdo”, com um perfil diferenciado.
    Parabéns.
    Abraço.

    Elisa

    Curtir

  3. Karla Fischer

    Gastão,

    Descobri seu blog pesquisando sobre a cidade de Passo de Torres.
    Sou estudante de turismo da Fargs, de Porto Alegre, e estou realizando um trabalho sobre esta cidade.
    Se tiveres miores informações ou conteúdos que possa me passar adoraria e ficaria muito grata.
    Tenho uma colega que cresceu no Passo e logo irei até a cidade conhecer um pouco mais.
    Gostei muito do seu blog e certamente me tornarei uma leitora assídua!!

    Abraços!
    Karla

    Curtir

  4. Marta M. B. Dias

    Gastão,
    Pelo tempo que te conheço, sempre tive um alto conceito da tua capacidade, mas ao abrir o teu blog eu não esperava tanto. Gostei muito e vou me tornar uma assídua leitora.
    abraços
    marta

    Curtir

  5. Emerson Freitas

    Velho amigo, escrevo só para dizer que desde que conheci teu blog sou um leitor assíduo e apreciador do jeito ácido – mas necessário – de expor tuas opiniões…

    Curtir

  6. Luiz Pianta

    A prefeitura de Imbe, esta brincando com os veranistas. Em minha casa há idosos e crianças e não conseguimos dormir porque a prefeitura autorizou uma festa “have” em Albatroz (informação da policia). É impossivel dormir com o barulho, e nós estamos no centro de mariluz, proximos ao bar mariskão. Ou seja, nós contribuintes somos obrigados a suportar uma festa, onde todas as pessoas do balneario precisam ouvir e ficar acordadas. Só poderia ser na pessima administração de Imbe, depois não sabem porque os veranistas preferem outras praias. Uma festa ensurdecedora da 24:00 de sabado ate as 18:00 horas de domingo.

    Curtir

  7. jorge teixeira

    Pois é Gastão: contamos desde hoje c/mais um deputado estadual a defender nossos interesses (?) e do litoral norte em geral, no Legislativo Estadual. Espero que o Dr.Ciro Simoni, seja um real representante nosso, principalmente no que se refere a infraestrutura de nossas Prefeituras, que não estão preparadas p/ açambarcar em todos os períodos de veraneio, os compromissos e serviços exigidos pela população itinerante. Os governos estadual e federal, devem se comprometer mais e ajudar financeiramente os prefeitos de nosso litoral. Será que ninguém observou que a população passa de 40.000 habitantes p/ 400.000 em algumas de nossas praias?

    Curtir

  8. Adriana Sperandir

    Olá Gastão!

    Parabéns pelo teu trabalho,muito interessante os assuntos que abordas.
    Gostaríamos de te pedir uma força,para uma campanha que pretendemos criar pela construção de uma casa de cultura,um espaço onde os artistas de todos os segmentos
    possam mostrar seu trabalho e levar a população ,e também que haja mais interesse por parte dos governantes da cidade de Osório em levar cultura ao povo.
    Cultura essa que tú conheces bem,realizada e retratada tão bem pelo seu pai:Guido Mury.
    Ah!E falando nisso,fizemos uma música para Tafona 2010,mas que infelizmente ficou só como suplente,contando a trajetória de seu pai,se chama Remembranças:Música de Adriano Sperandir e letra de Ivan Therra,se tiveres interesse posso de mandar p/ escutares.
    Grande abraço e sucesso em tua carreira.
    Adriana sperandir

    Curtir

  9. Rita Camargo

    Gastão teria como verificar a quantidade de ccs e contratos políticos na prefeitura, pois acho muito injusto eu funcionária pública concursada há mais de 12 anos ser prejudicada em função de politicagens. Querem rebaixar nossas insalubridades para conter gastos sendo que tem um monte de contratos indevidos e sem nescessidade e eles dando aumentos a si próprios! Tá virando bagunça. Obrigada.

    Curtir

  10. Darlan

    Parabéns Gastão. É incrível como uma única pessoa consegue ser mais sucinta, objetiva e ao mesmo tempo fiscalizar a politicália municipal que todos os outros jornais. Eles preferem a “puxação de saco” ufanista a apurar as notícias em defesa do cidadão.

    Curtir

  11. Marta Reias

    Gastão.
    Fui na sexta, dia 08/07 na Festa do Peixe.
    Lamentável a atitude dos garçons que “voavam” em cima dos visitantes, não davam trégua.
    Um assédio pior àquele que os ambulantes das praias do nordeste exercem sobre os turistas.
    Resultado: nos irritamos e saímos de lá sem jantar.
    Sei que estão lutando pelo ganha-pão deles. Mas deveriam procurar fazer o visitante se sentir à vontade, e não pressionado.
    Além disso, pedi um pratinho de fritas para meu filho e me cobraram R$ 10,00. Naquele prato devia ter uma batata e meia.
    Lamentável…

    Curtir

  12. Valéria Campos

    Gastão. Voce foi o único jornalista que teve coragem de questionar publicamente o preço do elevador da prefeitura. Por isso gostaria de te perguntar se vc sabe que vão gastar em torno de R$ 80 mil com manutenção do chafariz da praça da catedral (c/ esse valor eu construo uma casa inteira).
    Outra: Vc sabia que a empresa que vence todas as licitações na área de segurança em Osório também foi contratada para fazer a limpeza e conservação do Fórum Internacional de Educação?
    Um abraço e parabéns!!!!

    Curtir

  13. LUÍS CLÁUDIO DE JESUS PEREIRA

    É valido Gastão tudo que você está fazendo como cidadão e como pessoa responsável, acredito que tudo se resume em TRABALHAR PARA O BEM COMUM DE TODA SOCIEDADE. Infelismente parece que estamos vivendo em uma época de apatia e conformismo com tudo que se chama onestidade e fraternidade. Todos os dias a imprensa nos bombardei com declarações sobre pessoas que fraudaram, extorquiram, desviaram, falsificaram, se comromperam, mas as providências tomadas são tão pequenas e sem efeito que não se sabe a realidade quanto a punição se ela é para os tais que praticam os delitos ou para a sociedade que está vendo os corruptos se darem bem sempre. A Musica BRASIL MOSTRA A TUA CARA do Cazuza, se torna uma verdade todos os dias. ” Não me ofereceram nenhum cigarro… não me elegeram chefe de nada… o meu cartão de crédito é uma navalha. Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga para agente viver assim!!!! – Um forte abraço Gastão e a todos os leitores. LCJP

    Curtir

  14. Aluisio Simas Da Fontoura

    Olá amigo Gastão; conheço um pouco da história de teu pai, um grande advogado que lutava pelo bem comum das pessoas lá em Torres. Eterno Guido Muri. Abraços, sorte na sua luta. Aluisio Fontoura, aqui de Navegantes (SC).

    Curtir

  15. joao luiz batista

    Parabéns Gastão. Muito aprendi com o Guido Muri nos tempos de Folha do Litoral. Este teu blog presta um serviço importante para Osório. Sucesso.

    Curtir

  16. Luiz Henrique Tavares Vargas

    Gastão.
    Na semana em que Osório comemora seus 154 anos tivemos uma demonstração de desrespeito à transparência na condução da coisa pública.
    O prefeito Romildo e sete vereadores que apoiam seu governo derrubaram o artigo que determinava a apuração dos responsáveis pela multa de mais de 3 milhões junto ao INSS. Alguém ainda acredita que Osório esteja sendo administrada dentro dos princípios da transparência e democracia?

    Luiz Henrique Tavares Vargas

    Osório – RS

    Curtir

  17. Eu sou Osório e amo minha terra

    Quem é que não sabe quem são os culpados? Mas de nada adiantaria apurar os responsáveis, eles abafariam o caso de qualquer jeito, como sempre.

    Curtir

  18. Dara

    Parabéns Muri; é através de uma imprensa limpa que se muda o país, você é mais um dos que luta com a gente através da palavra, da informação, e da clareza nos fatos.

    “Falando em bom português: você é um dos que põe a boca no trombone”

    E sinceramente pra isso; tem que se ter coragem e você tem!

    Abraços
    Dara

    Curtir

  19. Irene Jardim

    Grande Gastão, parabéns pelo trabalho que realizas!
    Gosto de trabalhar contigo, pois és uma pessoa educada, e um bom profissional.
    Um grande abraço.
    Irene Jardim

    Curtir

  20. Raquel Vergueiros

    O Hospital de Osório está iniciando uma campanha para arrecadar doações na conta de luz dos munícipes. Mas se o hospital está precisando de dinheiro, como pode se dar ao luxo de gastar com publicidade na rádio, cobrindo as eleições 2012?

    Curtir

  21. Funcionário Revoltado

    Oi” Gostaria que voce comentasse sobre a mais nova iniciativa da prefeitura de Osório: retirar o vale transporte dos funcionários. Será votado na segunda-feira.

    Curtir

  22. joao luiz

    Gastão, são duas e meia da madrugada e o postão está em obras… tem martelete e marreta funcionando, deixando a vizinhança atordoada… a soldado MArjorie, que está atendendo no 190 diz que não pode fazer nada, porque eles estão trabalhando… ela nunca ouviu falar de Lei do Silêncio… É uma completa falta de respeito e a autoridade se omite da sua responsabilidade de manter a ordem…

    Curtir

  23. maria

    Gastão, lembra do nosso grupo em defesa do vale-transporte. Pois é, nenhum de nós que esteve lá na Câmara aquele dia teve direito ao mesmo. Me parece no mínimo injusto.

    Curtir

  24. luis

    Gastão, a Prefeitura de Tramandaí fez concurso público em janeiro, foi homologado alguns cargos dia 23/02/15. Mesmo assim a Prefeitura abre inscrições para servidores temporários, 64 vagas. E os aprovados como ficam? Comente por favor.

    Curtir

  25. MARCELO AGUIAR ALVES

    meu amigo gostaria que você me esclarecesse sobre a guarda municipal de tramandai que ate agora chamou apenas 6 guardas , que nno certo eles deveriam chamar mais guardas !!!!

    CAPÍTULO IV
    DA CRIAÇÃO
    Art. 6o O Município pode criar, por lei, sua guarda municipal.
    Parágrafo único. A guarda municipal é subordinada ao chefe do Poder Executivo municipal.
    Art. 7o As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a:
    I – 0,4% (quatro décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes;
    II – 0,3% (três décimos por cento) da população, em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, desde que o efetivo não seja inferior ao disposto no inciso I;
    III – 0,2% (dois décimos por cento) da população, em Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, desde que o efetivo não seja inferior ao disposto no inciso II.
    Parágrafo único. Se houver redução da população referida em censo ou estimativa oficial da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é garantida a preservação do efetivo existente, o qual deverá ser ajustado à variação populacional, nos termos de lei municipal.
    Art. 8o Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.
    Art. 9o A guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal.

    aguardo sua resposta por favor !!!!!

    Curtir

  26. André Câmara

    Prezado Gastão, a chamada sobre o trabalho da Marinha em nossos rios e lagoas é uma ótima iniciativa.
    Penso que seu blog pode ser uma excelente ferramenta para nos atualizar sobre as regras de navegação segura e preservação de nossa natureza.
    A Marinha trabalha de forma silenciosa e precisa de pessoas como vc para divulgar informações importantes e de utilidade pública.
    Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s