Os lobbies e a política brasileira

À sombra do setor público está o setor privado, ele que desloca seus interesses para contratos milionários que o governo proporciona. A cultura nacional é de que o setor público deve direcionar recursos para empresas privadas, visando dinamizar a execução de obras e mesmo a realização de serviços corriqueiros junto aos órgãos públicos.
Neste jogo de interesses sobre licitações, contratações e outras formas de relação entre o público e o privado, surge a figura do político que atua grande parte de seu tempo como um lobista. Ele usa de sua capacidade de persuasão para fazer com que empresas de seu interesse sejam contratadas pelo setor público.
Nos Estados Unidos os lobbies (grupos de pressão) são encarados com naturalidade e há muitos escritórios com esta atividade perto dos parlamentos. No Brasil o lobby tem características negativas, pois impregna de tal forma a política que cria o ambiente para as falcatruas, corrupção e demais golpes contra os cofres públicos. Parlamentares usam e abusam de expedientes que podem levar à advocacia administrativa e, mais adiante, à corrupção.
A coisa é tão escancarada que a imprensa, a sociedade e as autoridades não se dão conta. Certa vez surgiram no Congresso Nacional projetos tratando de Parcerias Público-Privadas, as PPPs. Tais projetos foram encarados com uma naturalidade preocupante. Esta prática aderiu à carne das instituições nacionais, resultado da relação promíscua entre governo e empresas.
A Constituição do Brasil é bem clara, destacando que a República deve se pautar pela moralidade, publicidade, impessoalidade e legalidade. Só que as palavras da Carta Magna não possuem um efeito a ponto de moralizar de vez a política.
Os lobbies estão incrustados na política, formando um amálgama por vezes mal cheiroso. Desta união interesseira formam-se empresas e parcerias e campanhas políticas são turbinadas. Também deste conluio nasce a serpente da corrupção e do desvio de recursos públicos, numa teia de relações profundamente imoral e ilegal.

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s